O projeto de sistemas de engenharia constitui um tópico de pesquisa relevante e atual nos dias de hoje. Isto se deve a quantidade de aplicações que podem ser realizadas. O aprimoramento dos recursos computacionais que hoje estão disponíveis, tanto para a modelagem quanto o projeto de sistemas de engenharia via resolução de um problema de otimização, permite sua aplicação em sistemas cada vez mais próximos da nossa realidade. Assim, aspectos que antes eram negligenciados pelo uso de hipóteses ou por falta de ferramentas, hoje podem ser melhor avaliados no projeto de sistemas de engenharia e áreas afins.

Neste cenário, uma linha de pesquisa datada dos anos 90 e que tem atraído a cada dia mais adeptos é a otimização inspirada em processos da natureza e afins. Este interesse por este conjunto de técnicas de otimização se deve as suas vantagens, dentre as quais pode-se citar: i) são fundamentadas em população (a grade maioria), isto é, não investem todo o esforço computacional em um único ponto, como acontece nos tradicionais métodos clássicos; ii) a atualização de candidatos a solução do problema de otimização não faz uso de informações sobre o gradiente da função objetivo e das restrições; iii) são ferramentas apropriadas para o tratamento de problemas multiobjetivos por trabalhar com uma população de pontos, e desta forma, conseguem gerar a Curva de Pareto em uma única execução; iv) são capazes de lidar com restrições de igualdade e/ou desigualdade de uma forma bastante simples; v) são capazes de lidar com variáveis mistas, isto é, variáveis contínuas, inteiras, binárias, discretas, sem ter que sofrer grandes modificações em sua estrutura; vi) são métodos de busca global, isto é, são capazes de escapar de ótimos locais. Esta última vantagem é sem sombra de dúvida uma das mais relevantes quando lidamos com a busca do ótimo. Por outro lado, como principais desvantagens pode-se citar: i) o elevado número de parâmetros que devem ser definidos em cada algoritmo e ii) o elevado número de avaliações da função objetivo quando comparados aos tradicionais métodos clássicos.

A aplicabilidade dos métodos clássicos e/ou inspirados na natureza e áreas afins pode ser observada nas seções Aplicações, Projetos, e Orientações.

visitas